ACONTECEU A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM ILICÍNEA

Aconteceu domingo passado, 30/09, a eleição do conselho tutelar e estamos radiantes ao anunciar os eleitos através do site da Prefeitura Municipal, eleitos que irão colaborar na gestão de 2024-2027.

A vitória desses dedicados indivíduos é um testemunho de seu comprometimento inabalável com a nossa comunidade e seu compromisso com o bem-estar das crianças e adolescentes locais.

Os eleitos que agora compõem o Conselho Tutelar são:

1. FABIANA ALEXANDRA DA SILVA
2. JUSLEY HELDIA DA SILVA
3. BRUNIELI APARECIDA DE OLIVEIRA
4. ALINE CRISTINA SANTOS ANDRADE
5. LAURA VILELA FARIA CARDOSO

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR ILICÍ

Nós, da Prefeitura Municipal de Ilicínea, aplaudimos esses líderes dedicados por aceitarem a importante missão de zelar pelos direitos e interesses das crianças e adolescentes da nossa cidade.

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR ILICÍ

O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo essencial para garantir a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes. Sua importância reside em vários aspectos:

1. Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes: O Conselho Tutelar é responsável por zelar pela efetivação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

2. Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração: Ele atua na prevenção e no combate ao abuso, exploração, negligência e qualquer forma de violência contra menores, sendo um recurso importante para identificar e intervir em situações de risco.

3. Apoio às Famílias: O Conselho Tutelar oferece suporte às famílias em situações de vulnerabilidade, buscando soluções que promovam o fortalecimento das relações familiares.

4. Mediação de Conflitos: Ele desempenha um papel de mediador em conflitos familiares que afetam o bem-estar das crianças, procurando soluções que atendam aos interesses dos menores.

5. Educação e Orientação: Além disso, fornece orientação às famílias e à comunidade em geral sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, contribuindo para a conscientização e educação.

6. Fiscalização das Instituições: O Conselho Tutelar também fiscaliza instituições que atendem crianças e adolescentes, como escolas, abrigos e casas de acolhimento, garantindo que estas estejam cumprindo suas responsabilidades de forma adequada.

7. Advocacia para Políticas Públicas: Ele atua como um defensor dos interesses das crianças e adolescentes perante as autoridades locais, influenciando na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para essa faixa etária.

Em resumo, o Conselho Tutelar desempenha um papel vital na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as gerações futuras.

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR ILICÍ

Parabéns mais uma vez e desejamos a todos muito sucesso nessa jornada nobre e fundamental.

Texto: Leandro José